top of page
Minimalist Classy Book Review Blog Banner.png

O quadro que deu origem a obra ''Noite Estrelada'' de 1889

Maelly



Vincent Willem Van Gogh foi um dos pioneiros no movimento pós-impressionista, tendo sua obra ''Noite Estrelada'' pintada em 1889 como uma das famosas.


A obra que inspirou Van Gogh a produzir um dos quadros mais famosos do mundo, foi sua pintura feita em 1888 logo após sua mudança para Arles no Sul da França.


O quadro foi pintado nas margens do Rio Ródano, o que lhe permitiu captar os reflexos da iluminação a gás da cidade. Na obra o céu é iluminado pela constelação da Ursa Maior e em primeiro plano, dois amantes passeiam nas margens do rio, sobre a areia.



Uma cena do cotidiano vista com os olhares de um verdadeiro artista, na pintura vemos a preocupação de Van Gogh em encontrar a iluminação perfeita. Embora seja uma obra com uma energia vibrante, a cena é calma e desperta uma sensação de tranquilidade.


''Noite Estrelada sobre o Ródano'' foi pintado nove meses antes dele ser hospitalizado em Saint-Rémy-de-Province. Enquanto estava hospitalizado Van Gogh ficou limitado ao seu quarto, e foi lá que ele produziu sua obra mais importante. Em 1889 Van Gogh pinta a celebre ''Noite Estrelada'', inspirada na vista do seu quarto e na lembrança da sua obra sobre o Ródano.





Van Gogh atribuiu uma linguagem emocional á noite e a natureza e sua obra é vista como uma tentativa de expressar um estado turbulência, os ciprestes, oliveiras e montanhas agiram como catalizadores dos seus sentimentos.


Com as pinceladas rápidas em sentido horário, as espirais presentes no céu causam um efeito de profundidade e movimento, com um céu inquieto Van Gogh revela um fragmento do seu estado mental durante esse período.


Todas as suas obras são expressivas e com historias fortemente ligadas a seu estado emocional de cada época, talvez esse seja o motivo do seu diferencial, Van Gogh não pintava telas, pintava vidas, historias e sentimentos.


Assista um vídeo dos detalhes do Quadro ''Noite Estrelada Sobre o Ródano''








Comments


bottom of page