06 Curiosidades sobre Claude Monet
Atualizado: 14 de fev. de 2023
![](https://static.wixstatic.com/media/991137_50ec97eea547433db9fab7c0760fc74d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/991137_50ec97eea547433db9fab7c0760fc74d~mv2.png)
Antes de falarmos as 06 curiosidades sobre esse grande autor, é importante sabermos quem foi Oscar Claude Monet.
Monet nasceu em Paris, França no dia 05 de dezembro de 1840. Apaixonado por jardins, e com um talento incrível, ele é considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista.
![](https://static.wixstatic.com/media/991137_326be91b548a43428cceb5a8c72a7f41~mv2.png/v1/fill/w_980,h_384,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/991137_326be91b548a43428cceb5a8c72a7f41~mv2.png)
Serviu como soldado na Argélia
Em 1861, Monet foi convocado para o exército. Forçado a ingressar no Primeiro Regimento da Cavalaria Leve Africana, deixou Paris para a Argélia, um território que era então controlado pela França. O pai de Monet ofereceu-se o libertar da guerra do filho se ele prometesse desistir da pintura, mas Monet recusou-se a abandonar a arte. Depois de cumprir um ano do seu compromisso militar de sete anos, Monet ficou doente com febre tifoide. A sua tia pagou para libertá-lo do exército e ela matriculou-o na escola de arte de Paris.
Renoir criou uma pintura dele
Em 1873, Monet passava o verão numa casa alugada em Argenteuil, um subúrbio de Paris. O seu amigo Pierre-Auguste Renoir visitou Monet para passarem um tempo juntos e pintar ao ar livre. Os dois homens uniram-se pela sua antipatia mútua pelo estilo tradicional da academia. Durante a sua visita, Renoir pintou a pintura de Monet no seu jardim, criando uma pintura dentro de uma pintura. A pintura, diretamente denominada Monet Painting no seu jardim em Argenteuil, mostra Monet parado do lado de fora enquanto pinta flores.
Ajudou indiretamente a cunhar o termo de “impressionismo”
Monet criou uma comunidade com outros artistas frustrados, um grupo que incluía Renoir, Camille Pissarro, Edgar Degas e Paul Cézanne. O grupo, que se autodenominava de Sociedade Anónima de Pintores, Escultores, etc., organizou uma exposição em 1874. A exposição incluía obras de arte inovadoras, com cores vivas e fortes e pinceladas soltas e aparentemente espontâneas. Depois que um crítico comparou uma das pinturas de Monet – “Impressão, nascer do sol”, com um esboço inacabado (ou “impressão”), o termo “impressionistas” passou a descrever os artistas que exibiram essas pinturas radicalmente diferentes.
Os turistas podem visitar sua casa e jardim
Em 1926, Monet morreu de câncer de pulmão. A partir de 1980, sua antiga casa em Giverny foi aberta aos turistas para ver seus jardins, xilogravuras e lembranças. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas visitam Giverny para passear pelo famoso jardim do artista e sua casa reformada. Além de observar uma variedade de flores e árvores, os visitantes também podem ver o quarto, o estúdio e a sala azul de Monet.
Ele amava seu jardim
Claude Monet se apaixonou pela jardinagem e reproduziu seu estilo artístico na maneira como elaborava seu jardim: nele plantava flores de diferentes alturas e variedades para dar efeitos de perspectiva e jogos de cores. Seus amigos o chamavam de "O pintor - jardineiro."
Ganhou cem mil francos na loteria
A vida de Monet teve uma virada quando ganhou cem mil francos na loteria. Graças a isto pôde-se dedicar, de corpo e alma, a pintar o que queria, sendo que a série das ninfeias lhe tomou vinte anos de trabalho e contemplação na sua propriedade de Giverny, onde gostava de pintar repetidamente sua ponte japonesa. É interessante que ele ficou grande parte de sua vida formando um jardim, com a ajuda de quatorze jardineiros, que serviria de modelo para sua obra. No caso das ninfeias, por exemplo, as representava com seus pincéis em diferentes horas do dia, revelando assim uma metamorfose de tonalidades que ficavam mais ou menos luminosas dependendo da incidência do sol. Brancas, rosadas, amarelas ou com pétalas azuis aveludadas, como a “king of the blues”, flutuavam junto as folhas arredondadas. O espelho d’água, as folhagens, as plantas aquáticas com suas flores, ora fechadas, ora desabrochando, eram reproduzidas nas telas de maneira densa, porém utilizando tons delicados, às vezes quase aguados, fazendo com que as pétalas parecessem como que agitadas pela brisa. Só nos últimos anos usa cores fortes como o amarelo e o vermelho, por causa da perda da visão, que começa a afetá-lo a partir de 1908.
Referencias:
Comments